Árvore que fica no meio da rua é cercada para evitar vandalismo

Árvore que fica no meio da rua é cercada para evitar vandalismo

Tronco da araucária preservada em Pato Branco, no Paraná, foi cortado.
Medida pretende evitar novos atos de vandalismo contra árvore centenária.

Araucária teve que ser cercada para evitar novos atos de vandalismo (Foto: Dan Jaeger Vendruscolo/ Arquivo pessoal)Araucária teve que ser cercada para evitar novos atos de vandalismo (Foto: Dan Jaeger Vendruscolo/ Arquivo pessoal)
A Prefeitura de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, decidiu cerca uma araucária centenária que é preservada no meio da Rua Tocantis. A medida foi tomada após vândalos cortarem o tronco da árvore.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, foram dois ataques contra a árvore em poucos dias. O primeiro foi entre os dias 25 e 27 de abril, quando a prefeitura recebeu algumas denúncias. O corte de aproximadamente cinco centímetros foi tratado para evitar que a araucária morresse.
Porém, dias depois os vândalos voltaram. “Fizeram a metade em um dia e voltaram para cortar o resto. Mas como tinha um vigilante, eles fugiram e deixaram um facão no local”, conta o secretário.
Novamente foram feitos curativos e colocados fungicidas para evitar doenças no caule. “Ela [a araucária] está reagindo bem, achamos que não vai morrer. A evolução está indo bem”, comenta Bertani.
Porém, a prefeitura decidiu cerca a árvore para evitar novos ataques. “Colocamos a grade para evitar que o pinheiro fosse cortado. Ou era aquilo ou deixar um vigilante 24h por dia. Foi uma alternativa para preservar a araucária”, afirmou o secretário.“Em vez de deixar o cara preso, nós tivemos que deixar a árvore presa”, diz Bertani.
A cerca será permanente, mas para deixar com uma aparência mais agradável, a Secretaria de Meio Ambiente está plantando flores trepadeiras para cobrir a grade. No local também foram colocadas placas de conscientização.
Para Daniel Jaeger Vendruscolo, morador de Pato Branco e fotógrafo que registrou várias imagens da araucária, é estranho fotografá-la cercada. "Apesar de ter sido a atitude mais rápida a ser tomada, visto que tentaram duas vezes seguidas derrubar a árvore, acho estranho e arcáico defendê-la com uma gaiola". admite.
Daniel teme que nem essa alternativa seja sufiente. "Meu medo é que contra a falta de educação, até mesmo esta gaiola possa ser insuficiente. Não é de duvidar que tentem subir em cima da gaiola para serrar a parte desprotegida", concluí o fotógrafo.
Placas de conscientização também foram colocadas próximo a araucária (Foto: Dan Jaeger/ Arquivo pessoal)Placas de conscientização também foram colocadas próximo a araucária (Foto: Dan Jaeger/ Arquivo pessoal)
Polícia investiga
O vigilante que estava no local no dia do segundo ataque viu que os vândalos estavam em um carro preto com um adesivo na placa. Segundo a prefeitura, ele não reagiu porque não estava armado, mas repassou as informações. A prefeitura pediu que os moradores denunciassem e registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia.
Com base nas denúncias, a polícia passou a investigar placas de alguns veículos e deve ouvir nos próximos dias os proprietários, conforme informou o delegado adjunto, Alexander Meurer, que investiga o caso. O ato é considerado um crime ambiental e os suspeitos podem ser condenados a até dois anos de prisão.
Araucárias de Pato Branco
Em 2014, a Rua Tocantis foi revitalizada, mas o asfalto foi desviado para manter a araucária no local. Todo os anos a árvore é enfetida para comemorar o Natal e já se tornou um marco para a cidade.
Além da araucária no meio da Rua Tocantis, a cidade também preserva outra árvore da mesma espécie na Rua Beto Gonçalves, há mais de 10 anos. Bertani disse que nunca foi registrado nenhum ato de vandalismo contra essa araucária, já que ela fica em uma área mais povoada do município.
  •  
Araucária que fica no meio da rua em Pato Branco teve parte do tronco cortada por vândalos (Foto: Dan Jaeger/ Arquivo pessoal e Prefeitura de Pato Branco/ Divulgação)Araucária teve parte do tronco cortada por vândalos (Foto: Dan Jaeger/ Arquivo pessoal e Prefeitura de Pato Branco/ Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

eu