'Viaduto inacabado' em Bauru é testado e deve ser entregue em julho

02/07/2015 

'Viaduto inacabado' em Bauru é testado e deve ser entregue em julho

Obra começou há 23 anos e chegou a ser abandonada.
Equipes fazem testes na primeira alça do viaduto.




Caminhões testaram a capacidade do viaduto (Foto: Reprodução / TV TEM)


Caminhões testaram a capacidade do viaduto (Foto: Reprodução / TV TEM)
O conhecido 'viaduto inacabado' de Bauru (SP) deve ser entregue ainda em julho, segundo os responsáveis pela obra. Técnicos e engenheiros passaram a semana fazendo testes pra ver se finalmente a primeira alça do viaduto pode ser aberta e nesta quinta-feira (2) termina a fase de testes no local e parece que tudo vai bem, segundo o engenheiro Marcos Vinicius Favrin.
“Pela inspeção visual que fizemos foi boa. Não apareceu nenhuma patologia que possa preocupar, mas de qualquer forma a estrutura precisa de um acompanhamento. Nós temos uma norma brasileira que pede os tipos de vistoria, então nós vamos seguindo essa norma.”
A avaliação final, a de carga, começou hoje de manhã e segue até o fim da tarde. Estão sendo usados 10 caminhões carregados com 250 toneladas de pedra. O comboio fica estacionado durante 5 minutos a cada vão do viaduto. Eles mudam de ponto, com um topógrafo, os técnicos analisam o deslocamento da estrutura pra ver se está ou não dentro do permitido.
O processo é repetido várias vezes e, ao final, o engenheiro responsável vai entregar um laudo dizendo se o viaduto pode ser liberado para o tráfego de veículos. Se tudo der certo, o secretário de obras Sidney Rodrigues acredita que a abertura oficial deve acontecer ainda neste mês.  “Nós estamos apostando que durante o mês de julho, mais uns 15 dias, esse viaduto seja liberado para o trafego de Bauru. Tão esperado há mais de 20 anos e agora a gente vai conseguir.”
A pressa é tanta que o viaduto deve ser inaugurado sem iluminação. É que as lâmpadas de led, mais duradouras e econômicas são importadas e ainda não chegaram. 
A iluminação do viaduto e ruas do entorno vai custar cerca de R$ 800 mil e, segundo o secretário de obras, deverá estar totalmente instalada dentro de 30 dias. “O foco é atender o pedestre porque o carro tem luz própria. Tem muitas ruas, ligações de bairros que estão sem iluminação. São poucos dias, mas o melhor é liberar porque o asfalto sem utilização ele acaba sendo desgastado”, explica.
O viaduto tem quase 800 metros de extensão, vai ter mão dupla e a velocidade permitida será a mínima. A estrutura tem o objetivo de desafogar o trânsito, principalmente nas ligações entre zona norte, centro e oeste da cidade. “Vai ser colocado o semáforo. A gente já acertou com a Emdurb, porque se não colocar vai ficar mais complicado porque a gente acredita que o sistema viário vai ser bem utilizado. Vão ter três tempos diferentes para liberar para quem vem da região da Falcão e pegar sentido rodoviária, também quem está vindo da área central”, afirma o secretário.
O viaduto teve início em 1993, mas parou após três anos. As obras foram retomadas no início de 2012. Depois de 23 anos aguardando a entrega do viaduto, a população ainda não vai ver a obra inteira pronta. Esta é só a primeira parte. A segunda alça não tem previsão nenhuma pra ser construída. O que existe são apenas duas colunas que foram feitas na década de 90 e que, dependendo do tempo, sequer poderão ser reaproveitadas.



Já do lado do Jardim Bela Vista, as obras ainda não têm previsão de conclusão (Foto: Reprodução/TV TEM)Obras foram retomadas em 2012 (Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

eu