Identificação biométrica
Apresentação|Biometria nas eleições 2014|Biometria na Região Metropolitana|Implantação no Estado de São Paulo
Cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital, fotografia e, desde que viabilizado, assinatura digitalizada.
A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.
O município que tiver todo o seu eleitorado cadastrado biometricamente estará apto a utilizar urna equipada com identificação biométrica. A liberação é feita na mesa receptora de votos através de equipamento próprio (microterminal) antes de o eleitor entrar na cabine de votação.
O cadastramento biométrico pode ser feito em todo o Estado de São Paulo, porém sem obrigatoriedade.
O atendimento nos cartórios eleitorais é realizado exclusivamente por agendamento. O objetivo é evitar filas e demora no atendimento.
Nos postos eleitorais instalados nas unidades do Poupatempo (Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo - Itaquera, Lapa, Santo Amaro) o agendamento não é necessário.
O cadastramento biométrico é feito com utilização do chamado "Kit Bio", composto de dispositivo de captura de fotos, escâner para captura de digitais, maleta de transporte e cenário (mini-estúdio fotográfico com assento).
Recadastramento biométrico no Brasil
O recadastramento biométrico, regulamentado pela Resolução-TSE nº 23.335, está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país.
Por meio do mapa ou do link de cada estado, o eleitor pode se informar sobre a situação/previsão do processo de recadastramento na sua cidade.
Para mais detalhes a respeito da tecnologia, acesse a nossa página Biometria e urna eletrônica.
Observação: Para visualizar o mapa, é necessário que tenha instalado o Adobe Flash Player.
Nenhum comentário:
Postar um comentário