População deve começar a receber água neste domingo, garante prefeitura
"Equipes do DAE conseguiram no início da noite deste sábado, 16, colocar em funcionamento a primeira bomba de sucção atingida pela enchente provocada pelas chuvas na noite da última terça-feira, 12, na Estação de Tratamento de Água do Rio Batalha", informa a assessoria de imprensa da prefeitura em comunicado na noite de sábado. Segundo a prefeitura, cerca de 140 mil pessoas, o que equivale 40% do município, estão com o abastecimento prejudicado.
De acordo com a prefeitura, equipes do Departamento de Água e Esgoto trabalham para que também neste domingo entre em operação a segunda bomba e, com a operação de ambas, a distribuição seja normalizada até segunda-feira.
O DAE explica, no entanto, que a normalização para todas as residências abastecidas pelo sistema do Rio Batalha pode demorar mais em razão da pressão da água: "quando há interrupção no abastecimento, o produto começa chegar primeiro nos reservatórios das casas localizadas nas áreas mais baixas dos bairros, e vai ampliando, na sequência."
Escolas
Neste sábado, a prefeitura liberou 13 escolas da rede municipal na área afetada pelo desabastecimento para que a população pudesse retirar água.
Ainda de acordo com as informações de seu comunicado, 10 escolas tiveram os reservatórios esgotados e neste domingo, 17, a partir das 8h, deverá ser liberado o acesso da população às outras três escolas que ainda dispõem de água, até acabarem os estoques:
- EMEI Carlos Correa Vianna
R. Marieta França, 8-76 - Jd. Vânia Maria
- EMEI Lions Club
R. Silva Jardim, 11-80 - Bela Vista
- EMEI Maria Alice Seabra Prudente
R. Dr. João de Góes M. Sayão Netto, 5-39 - Vl. Industrial
O comunicado da prefeitura conclui que o atendimento via caminhões-pipa do DAE permanece até que o abastecimento seja restabelecido por completo.
Foto: reprodução/Prefeitura de Bauru |
Trabalhos em bomba de sucção de água. |
.........................................................................
Somente regiões baixas começariam a receber água a partir de domingo
Fotos: Quioshi Goto |
Local onde ficam as bombas, na ETA, foi tomado por água e lama |
Estrago: vegetação foi arrastada para as águas do Rio Batalha |
Ao longo do dia, o Jornal da Cidade e o JCNET receberam, a cada hora, dezenas de ligações e mensagens de bauruenses indignados, já há dias sem água devido ao colapso nas bombas do sistema de captação e tratamento, inundado na noite de terça-feira (12). Acionado pela reportagem, o chefe do Executivo se reuniu com equipes do DAE por volta das 17h30, quando determinou as ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário