DAE tenta locar emergencialmente caminhões pipa e espera acionar a primeira bomba se possível ainda no final de semana
Com a demanda crescente da falta d’água, que já é sentida de forma acentuada pela população abastecida pelo sistema Batalha, após a inundação na estação de captação e tratamento de água do município, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) busca todas as alternativas viáveis nesta situação de emergência no intuito de amenizar os reflexos à população. Nesse sentido, o prefeito Rodrigo Agostinho, o presidente do DAE, Giasone Candia, e técnicos da autarquia têm focado todas as atenções na busca de soluções para o problema.
Paralelamente ao processo de recuperação das bombas de sucção, que ficaram submersas com as fortes chuvas da última terça-feira (12), a autarquia busca dentro dos mecanismos legais, a locação de caminhões pipa que possam reforçar o serviço urgente de distribuição de água à população afetada.
O Departamento conta com sete caminhões nesse serviço, mas devido à situação e ao excesso de demanda, não está conseguindo suprir todas as necessidades. Daí a tentativa de locação de mais unidades até que seja possível restabelecer o sistema de captação e fornecimento de água.
Quarenta por centro da cidade, cerca de 140 mil habitantes, são abastecidos pelo sistema Batalha. A situação, segundo o município, é realmente bastante crítica, por isso, os moradores que ainda dispõem de alguma reserva, devem economizar. Quanto à decretação de estado de emergência, a possibilidade é avaliada pelo município para que algumas ações sejam agilizadas.
O atendimento dos caminhões pipa está priorizando hospitais, unidades de saúde, escolas e entidades assistenciais, sem deixar, no entanto de atender residências.
Priscila Medeiros/Divulgação |
Em visita à ETA, Rodrigo mostra nível que a água atingiu |
Os esforços também estão concentrados no sentido de colocar em funcionamento, se possível ainda no final de semana, pelo menos parte das bombas. No entanto, isso depende do processo de secagem dessas bombas, que está sendo feito com estufa no intuito de acelerar o processo. As bombas só poderão ser religadas após essa secagem, o que ainda não é possível saber com certeza se ainda neste sábado. Se isso acontecer neste sábado ou domingo, não havendo avarias, serão colocadas em funcionamento imediatamente.
Mesmo quando o sistema for retomado, até que o abastecimento de toda a população afetada seja normalizado, levará algum tempo porque residências das partes altas dos bairros precisam de uma pressão maior da água para que o produto chegue até os reservatórios.
O Município reitera que neste momento ainda não é possível dizer com certeza quando o sistema estará parcial ou totalmente restabelecido, mas o DAE manterá a Imprensa informada para que apoie nos comunicados à população.
Nesta sexta-feira, 15, de acordo com o levantamento realizado até às 17h, de um total de 383 solicitações registradas, 210 foram atendidas, sendo que a maioria dos atendimentos, um total de 190, foi voltada para os pedidos residenciais.
Distribuição de água em escolas
Reprodução |
Sede do Departamento de Água e Esgoto (DAE) |
A Prefeitura Municipal liberou a distribuição da água armazenada em reservatórios de escolas municipais à população das regiões de bairros afetados pela falta de água.
As escolas estarão abertas para a distribuição neste sábado,16, a partir das 8h, até o esgotamento dos reservatórios liberados.
A prefeitura pede a colaboração da população no sentido de respeitar o fechamento das escolas tão logo os reservatórios sejam esgotados. O Setor de Vigilância alerta a todos que somente as escolas acima relacionadas terão condições de atendimento dessa natureza, portanto, qualquer flagrante de invasão após o encerramento da distribuição ou nas dependências das unidades não relacionadas, em qualquer horário, será comunicado às autoridades policiais para as providências legais. As escolas serão mantidas sob o serviço de vigilância 24 horas.
Confira a relação de escolas que atenderão a população
- EMEI Apparecida Pereira Pezzatto - R. Bernardino de Campos, 16-16 - Vl. Souto
- EMEI Carlos Correa Vianna - R. Marieta França, 8-76 - Jd. Vânia Maria
- EMEI Chapeuzinho Vermelho - R. Tamandaré, 29-74 - Vl. Ipiranga
- EMEF "Claudete da Silva Vecchi" - Rua Roque Urias Batista, 4-20 - Pq. Viaduto
- EMEI Francisco Gabriele Neto - R. Cuba, 7-80 - Vl. Independência
- EMEF "Ivan Engler de Almeida" - Av. Maria Ranieri, 1-40 - Pq. dos Sabiás
- EMEI Maria Alice Seabra Prudente - R. Dr. João de Góes M. Sayão Netto, 5-39 - Vl. Industrial
- EMEII Lílian Aparecida Passoni Hadad - R. Dezenove, 3-40 - Leão XIII
- EMEI Lions Club - R. Silva Jardim, 11-80 - Bela Vista
- EMEII Luzia Therezinha De Oliveira Braga - Av. das Bandeiras, 12-50 - Pq. Real
- EMEI Maria Izolina Theodoro Zanetta - R. Felicíssimo Antonio Pereira, 21-40 – Jd. Terra Branca
- EMEF Prof. "Waldomiro Fantini" - Rua Primo Pegoraro, 2-45 - Pq. Santa Cândida/ Leão XIII
- EMEII Wilson Monteiro Bonato - Av. Nossa Senhora de Fátima, 16-29 - Jd. Europa
Nenhum comentário:
Postar um comentário