BnR. Banco central chinês prepara lançamento de moeda virtual, janeiro 2017





Banco central chinês prepara lançamento de moeda virtual





KAREN BLEIER / AFP / GETTY IMAGES

bitcoin chinesa será a primeira apoiada por um banco central de um país, neste caso o Banco do Povo da Chinal, que considera que uma divisa virtual aumentará a transparência das transações (contra a lavagem de dinheiro e evasão fiscal) e baixará os custos de circulaçãoO Banco do Povo da China está a ultimar o lançamento da sua própria moeda virtual, que será a primeira do mundo apoiada por um banco central, revela a revista de informação económica "Caixin".

As autoridades monetárias chinesas completaram em dezembro um ensaio com a divisa, similar à bitcoin, que contou com a participação dos principais bancos estatais, como o ICBC e o Banco da China, revela esta quinta-feira a publicação, que cita fontes do banco.
O projeto foi orientado pelo gigante chinês da Internet Tencent.
A moeda virtual utilizará a mesma tecnologia que a bitcoin, as "cadeias de bloqueio" (blockchain, em inglês), para registar as transações financeiras de forma segura, escreve a "Caixin". A bitcoin é uma divisa virtual que não está regulada por nenhum banco central.
O banco central chinês criou, em 2014, uma equipa para analisar a possibilidade de criar uma moeda virtual e, em janeiro de 2016, anunciou publicamente o projeto. Segundo a "Caixin", o banco central considera que uma divisa virtual aumentará a transparência das transações, o que ajudará a combater a lavagem de dinheiro e evasão fiscal, ou baixar os custos de circulação.
O valor da bitcoin afundou na China em meados de janeiro, depois de o banco central lançar uma investigação sob as empresas que faziam o câmbio da moeda. A bitcoin chegou a cair 40%, no espaço de uma semana, tendo depois recuperado parcialmente.
O valor de uma unidade daquela moeda digital criptográfica vale hoje 6470 yuan (878 euros) na plataforma Huobi, umas das que está sob uma investigação
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

eu