Validade da CNH Digital: A mesma validade da habilitação impressa.

CNH Digital - documento opcional

A CNH Digital é uma versão digital (eletrônica) da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com o mesmo valor jurídico da impressa e sua obtenção é opcional.
Com todas as informações da habilitação impressa, o documento poderá ser obtido por meio do aplicativo CNH Digital da Serpro (empresa de tecnologia da informação do governo federal).
Validade da CNH Digital:
A mesma validade da habilitação impressa.

Condições

• A CNH deve estar registrada no Estado de São Paulo.
• A versão impressa da CNH deve ter o QR Code (código de barras em formato quadrado localizado na parte interna do documento). As CNHs emitidas a partir de maio de 2017 já contam com esse item de segurança. Se a sua CNH não tem o QR Code, solicite uma 2ª via do documento. Veja como solicitar aqui
• Ter habilitação em situação regular (nem suspensa, nem cassada). Veja como regularizar aqui.
• Ter habilitação no prazo de validade. Veja como renovar aqui.
• Não solicitar nenhuma alteração de dados, como mudança de sobrenome por ocasião de casamento ou exercício de atividade remunerada. Se alguma alteração de dados for necessária, veja como solicitar aqui.

Onde solicitar

Em qualquer unidade de atendimento do Detran.SP.

Quem solicita

O próprio motorista.

Passo a Passo

Atenção! Com base na legislação federal, o Detran.SP elaborou o passo a passo abaixo sobre a obtenção da CNH Digital. Assim, em caso de dúvidas ou para informações mais detalhadas, clique aqui

 
Situações
• Sua CNH tem o QR-Code, mas você não tem o Certificado Digital (e-CPF)
Você deve ir a uma unidade do Detran.SP para efetuar presencialmente seu cadastro e solicitar a CNH Digital posteriormente no aplicativo do governo federal.
• Sua CNH tem o QR-Code e você tem o Certificado Digital (e-CPF) 
Você deve fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Na página de serviços, no menu “Usuário” clique em “Cadastro”. Feito isso, será enviado um e-mail para ativação. Após a confirmação, entre com login (CPF) e senha. Complete as informações pessoais no menu “Usuário” e opção “Meus dados”, informando CNH, número de segurança da CNH (que fica no verso) e o número do celular. No menu CNH Digital, efetue a adesão clicando no link “Ativação”. Quando finalizar o processo, você receberá um SMS no seu telefone celular e poderá fazer o download da CNH via aplicativo.
• Sua CNH não tem QR-Code
Você deve solicitar primeiro a 2ª via do documento (veja como solicitar aqui). Se não tiver Certificado Digital (e-CPF), vá a uma unidade do Detran.SP. Lá, você cadastrará e-mail e número de celular para registro na base de dados do Denatran, o que permitirá pedir a CNH digital após a emissão da CNH impressa com QR-Code. Ao finalizar o processo, você receberá SMS informando que poderá realizar o download da sua CNH via aplicativo.


 
Baixe o aplicativo da CNH Digital no seu telefone celular disponível para o sistema operacional Android e iOS  
No aplicativo, use a senha de acesso ao Portal do Denatran (o login é seu CPF) e digite o código de ativação. O aplicativo vai pedir a criação de uma senha simples, de quatro números, que você deve digitar sempre que acessar a CNH Digital. Mesmo off-line, ou seja, sem internet, será possível acessar a habilitação no seu telefone celular.

Documentos e formulários

Pagamento

Isento de taxa.

Conclusão

Os dados do motorista serão cadastrados no sistema para fins de obtenção da CNH Digital.

Legislação  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

eu