Para além da comunhão e do espírito olímpico, o principal motivo político para se sediar uma olimpíada é o tal legado que os jogos supostamente deixam para a cidade. Seriam, além de aparelho esportivos de alta qualidade prontos para fomentarem novas gerações de campeões, melhorias na infra estrutura de maneira geral da cidade que serviriam como uma permanente medalha para a cidade que recebe uma competição desse quilate. Basta se interessar pela notícias cariocas para saber que é preciso bem mais do que isso para que o tal legado faça sentido.
O Rio é o exemplo mais atual, mas são diversas as cidades que servem de exemplo para colocar esse legado em perspectiva. Algumas exigiram que a população intervisse e redimensionasse certo aparelho para que ele enfim ganhasse função permanente – outras simplesmente deixaram o tal legado abandonado em sua ausência de função posterior.
Série de fotos mostra o total abandono de algumas vilas e estádios depois das olimpíadas.
Não se sabe ao certo o que vai acontecer com a vila olímpica do brasil após os jogos. Mas sabemos que em alguns países o abandono se tornou total.
Os Jogos Olímpicos é o maior evento do planeta, capaz de reunir delegações de mais de 200 países em uma unica cidade sede. A primeira edição na Era Moderna foi em 1896, em Atenas. Os Jogos Olímpicos mostra superação, determinação de cada jogador em diversas modalidade, inspirando muitas pessoas. As Vilas Olímpicas e Parques Olímpicos são lugares onde abriga os atletas e onde há os estádios para os Jogos, O legado que os jogos deixam para a cidade é o principal motivo político para sediar uma olimpíada. Os estádios que serviriam de estrutura para formar futuros novos campeões, porém muito desses legados acabaram ficando abandonados, confira;
Atenas, arena de caiaque 2004/2014
Piscina, Jogos Olímpicos de Berlim 1936
A vila abrigava 4,000 atletas para os Jogos Olímpicos de Berlim. Durante a segunda guerra mundial a vila foi usada como quartel pelos exercito alemão até 1945.
Circuito de Trenó, Jogos Olímpicos de Inverno, Sarajevo 1984
O circuito se tornou uma pista de bicicleta, além de uma galeria de grafite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário